14/01/2016

Crescer

Crescer é difícil, o que é uma chatice, uma vez que é algo que nos acontece do início ao fim da vida. Todos os dias somos obrigados a crescer, aprendendo coisas novas, encarando  medos, ultrapassando dificuldades, reinventando-nos.
Crescer é difícil quando somos pequenos e temos que aprender a linguagem dos adultos e mais ainda quando eles não entendem a nossa. Quando nos impingem regras e mais regras, em casa e na escola. Quando nos obrigam a experimentar coisas novas, sejam elas couves de Bruxelas ou um desporto.
Crescer é difícil tendo de aprender desde cedo que nem todos os colegas são amigos, uns só querem os nossos cromos e outros gozam connosco porque usamos óculos ou aparelho nos dentes.
Crescer é difícil quando só pensamos em ir curtir com os amigos e temos um manual inteiro para memorizar.
Crescer é difícil quando temos de optar entre um curso que gostamos muito mas não tem saída profissional e um curso que não nos diz nada mas que tem empregabilidade.
Crescer é difícil na escolha entre viajar ou ter filhos, casar ou apenas permanecer junto, adiando gastos... e sonhos.

Crescer é difícil nas coisas mais rotineiras e também nas novidades. Quando acumulamos o cansaço do que já nos pesa há demasiado tempo e quando temos de improvisar uma maneira de tornar tudo mais leve ou, pelo menos, exequível.
Crescer é difícil quando temos de gerir uma casa e um orçamento familiar, coordenar horários pessoais com profissionais, lembrar de descongelar jantar e não esquecer de preparar aquele contrato tão importante, utilizar a hora de almoço para ir ao supermercado e passar pela costureira antes de ir buscar as crianças à escola.
Crescer é difícil quando temos de decidir entre marcar aquele fim-de-semana a dois, que estamos tanto a precisar, ou ficar para levar o filho à festa do melhor amigo. Quando temos de pesar a balança entre o casaco que andamos há meses a namorar e os ténis que o miúdo está mesmo a precisar.
Crescer é difícil quando temos de abandonar a segurança do que nos é familiar e confortável e arriscar numa situação nova, começar do zero e sem garantias de sucesso.
Crescer é difícil quando temos noites e noites de privação de sono por causa dos filhos e, ainda assim, temos de estar alertas e conscientes para as suas necessidades.
Crescer é difícil quando olhamos para as fotografias do nosso bebé e nos apercebemos que já lá vão 6 anos, passados num abrir e fechar de olhos.
Crescer é difícil quando aceitamos que precisamos de ajuda porque não conseguimos fazer mais do que já fazemos.

Crescer é difícil mas compensa. É uma vitória contra nós mesmos.

N.

Sem comentários:

Enviar um comentário