01/03/2016

Efemeridades

Tu que és ou vais ser Mãe, escuta o que tenho para te dizer.

Um dia, quando tiveres esquecido completamente as pernas inchadas da gravidez, os enjoos, a azia sem fim e o que passaste com o parto, vais ter saudades de estar grávida.

Um dia, quando os teus mamilos já tiverem recuperado a sensibilidade perdida ou "estragada" durante a amamentação, vais ter saudades desses momentos de máxima intimidade com o teu bebé.

Um dia, já o teu filho bebe leite sozinho de uma caneca, e tu vais ter saudades de lhe dar o biberão ao colinho.

Um dia, depois muitas noites choradas a pé, a mudar lençóis de cama molhados, depois de dezenas de passeios arruinados por xixis e cocós não controlados, e por roupas que, de tão sujas, foram diretamente para o lixo, vais ter saudades de mudar fraldas.

Um dia, já tu suspiras de alívio por o teu filho comer tudo pela sua própria mão, vais ter saudades dos tempos em que lhe davas a papa à boca, durante quase duas horas e com uma cozinha toda "explodida".

Um dia, quando o teu filho estiver a sair definitivamente da escolinha onde te custava deixá-lo, vais ter saudades dos tempos em que sabias que havia quem cuidasse tão bem dele.

Um dia, quando a tua casa estiver, finalmente, silenciosa e primorosamente arrumada, vais ter saudades dos tempos em que tropeçavas em Legos e havia sempre gargalhadas e gritos de fundo.

Um dia, quando não houver ninguém a chamar-te constantemente, vais ter saudades de quando te gastavam o nome "mãeeeeeeee", "oh mããaaaaaaaeeeee", "mamãaaaaaaaaaaaaaaaãaaaaaaa"!

Um dia vais lamentar cada berro que deste, cada palmada que te escapou, cada castigo que sentenciaste, cada promessa que não cumpriste, cada mentira que inventaste... mas acima de tudo vais lamentar já não teres a quem repetir cada uma dessas asneiras. Porque ser Mãe é isto mesmo, é errar e aprender e errar melhor, fazer diferente, voltar atrás, perder o orgulho. Admitir que somos humanas e que tudo isto é um work in progress, do trabalho mais difícil do mundo, que é também o melhor desta vida.

N.

Sem comentários:

Enviar um comentário