12/10/2015

Prefiro um bom divórcio a um mau casamento

Hoje celebro (sim, celebro) 3 anos de divórcio.
Faz exactamente 3 anos que assinei a decisão mais fácil e, simultaneamente, mais difícil da minha existência.
Mas como é que  cheguei a este ponto, se até nos dávamos bem, no meio de tudo?!
Bem, primeiro, tenho a dizer que sei que foi a melhor decisão tomada, se dúvidas houvesse.
Cheguei triste àquela sala fria e muito formal, numa conservatória da Grande Lisboa, mas ia segura e com a certeza que era, de facto, o que queria.

 Foi há 3 anos que me olhei no espelho, com olhos de ver. Perguntava-me como é que aquilo me tinha acontecido. Tinha uma vida boa, uma sólida estrutura familiar e nada me faltava. Mas não era feliz dentro das minhas quatro paredes. Ou melhor, era feliz, mas não da maneira que sempre sonhara.  Sim, o sonho de menina, no castelo, o rei e a rainha a viverem felizes para sempre, com as crianças alegres, de um lado para o outro.
Só que o que vi foi diferente. Era uma amizade que existia, um companheirismo saudável, uma boa relação de papás.
O espelho dizia-me (como na história da Branca de Neve ) que tinha direito a mais. Mereço mais. Quero mais. Quero amar!
O anjo e o diabinho no meu cérebro disputavam sentenças. Dizia-me o diabinho e a minha cria "Tens de ficar no casamento, aguenta. Qual é o stress? Tanta gente que vive assim. És apenas mais uma..."
"Não", dizia o anjinho, "Não tens de lhe dar mais. Tens de estar em paz e transmitir a verdade, sempre a verdade, pois mais cedo ou mais tarde vais-te cansar, vais descompensar e aí sim, vem a tempestade. E quem vai sofrer? A cria. Sofrem sempre as crias".
Mais vale um bom divórcio a um mau casamento. Atua, todos beneficiam.

Quero criar a minha filha com toda a serenidade possível, quero que ela sabia o poder do amor. E o amor é transversal. Quero que ela entenda que amo o pai dela, mas de outra maneira.
Não, fingimentos não.  Ela irá saber que o amor é muito mais.

E foi assim que iniciei a jornada para me separar.  Se foi fácil? Hmmm... Isso ficará para outro post!

Xana

Sem comentários:

Enviar um comentário